MANAUS (AM) – Num gesto surpreendente, apesar do pouco tempo à frente da Prefeitura, o prefeito Gerlando Lopes (PL) retomou as visitas a doentes acamados na cidade. A atitude dele lembra ações patrocinadas por Jesus Cristo na Terra - que visitava os enfermos onde estivesse cada um deles.
Uma bela atitude.
O gestor do município de Lábrea (distante a 702 quilômetros da Capital Manaus), com essa maneira nunca vista em mais de três décadas de crise na saúde, só agora superada, faz cumprir parte do calendário que ele próprio estabeleceu, ganhou o apoio de pacientes e das famílias que mais precisam.
Com essa iniciativa, a atual gestão demonstra, mais uma vez, que, a saúde é será prioridade do governo Gerlando Lopes e do Vice-prefeito João Roberto (PODEMOS), “terá a devida atenção e o dia a dia dos doentes é o que sempre importará, dentro ou fora, em suas casas enquanto se recuperam do mal acometido”, disse alta fonte credenciada da saúde.

Prefeito GERLANDO LOPES retoma "visitas domiciliares" a pacientes acamados. Um ato nobre e de grandeza ímpar.
TRISTE HISTÓRICO - Em toda a existência do Hospital Regional de Lábrea, o que mais preocupava os novos gestores, segundo relatório extraoficial, “seria atualizar a folha de pagamento em atraso histórico dos servidores, profissionais especializado e do corpo clínico”.
- Essa questão estar sendo superada com precisão e é coisa do passado triste que a população padeceu por irresponsabilidade de quem estava no comando do município, atestou experiente profissional de saúde especializada.
A nova gestão do Hospital Regional sob o comando do médico João Bosco, mesmo com pouco tempo na direção e sob estreita determinação do prefeito Gerlando Lopes, a Prefeitura assumiu os encargos e vem “segurando a peteca”, revela alta fonte credenciada.
Ações de saúde de resultado chegam às comunidades ribeirinhas
Com eles à frente, o Hospital retomou as cirurgias eletivas, abasteceu a farmácia da rede, o reequipou com mobiliário decente, renovou os colchões dos leitos e retomou o atendimento aéreo que, durante muito tempo, apresentava impontualidade injustificável no translado de pacientes em estado grave para Tratamento Fora do Domicílio (TFD), na Capital Manaus.
“O atendimento à população e daqueles que mais precisam está integrado, e todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) é atendido nas UBS e no próprio Hospital”, atestou a reportagem em visita às unidades de atendimento, inclusive no período noturno. O público que acorre às essas unidades conta com serviços “de qualidade por profissionais habilitados em várias especialidades”.
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSAU) funciona dentro do que estabelece a legislação e as regras do Ministério da Saúde (MS) e, atualmente, a população já não conta mais com um sistema de atendimento deficitário, “com funcionou de segunda a segunda, no passado”, a queixa partiu de familiares de indígena Paumari que faleceu no Hospital e pronto Socorro “João Paulo Segundo”, em Porto Velho (RO), que a antiga direção do Hospital Regional a deu alta quando a vítima mais precisava de atendimento especializado.
A saúde na cidade de Lábrea, apesar do déficit verificado nos últimos dezesseis anos, deu uma grande guinada para melhor na prestação dos serviços obrigatórios aos cidadãos. Até as equipes do Núcleo de Hiperdia (Hiperdia é um programa de cadastramento e acompanhamento de pacientes com hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus, que visa promover a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e o controle dessas patologias. A sigla "Hiperdia" é uma abreviação de Hipertensão Arterial e Diabetes) da Secretaria de Saúde (SEMSAU), retomou as campanhas periódicas do setor de Enfermagem, inclusive com aferição e exames de modo geral (veja vídeo).
Equipe da Hiperdia da SEMSAU vai às ruas por campanhas de prevenção
No tocante às visitas domiciliares, e várias delas contaram com a presença inédita do prefeito Garlando Lopes. Com isso, a mobilidade das equipes foi retomada e isso, agora, garante a continuidade de um programa de atendimento específico casa a casa, “um trabalho de maior intensidade e verificação da saúde por gestão dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS)”.
Vice-prefeito fala aos comunitários sobre déficit na educação, saúde e de infraestrutura herdada da ex-administração
A prefeitura, também, redobrou esses cuidados através da presença marcante dos Agentes de Endemias (AED) nos bairros e nas comunidades isoladas.
Enfim, ao longo de quase quatro meses de Governo, o Prefeito e o Vice-prefeito, Gerlando Lopes e João Roberto, partiram da observação das necessidades de saúde dos diversos grupos etários (jovens mulheres e idosos) para o pronto atendimento da população desde o interior do município. “Ação que não se via desde a Pandemia da COVID-19, em Lábrea”, diz fonte credenciada.

Com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) em processo final de conclusão de reformas e ampliação empreendidas no atual Governo, a revitalização dos Polos de Saúde nas comunidades já é uma realidade visível (veja imagens). As farmácias locais foram reabastecidas, numa delas enfermeira habilitada falou da retomada do atendimento aos pacientes.

- Aqui, acontecem os primeiros procedimentos; em casos mais graves, são transladados à cidade por voadeira, informou a responsável do polo local.

Depois da inspeção feita pelo Vice-prefeito João Roberto às escolas no Médio Rio Purus, ele anotou todas as demandas e garantiu que a UBS Fluvial fara atendimento coletivo da população de toda a região (veja imagens). A embarcação é dotada de estrutura de atendimento oftalmológico, enfermagem, médicos cujos novos profissionais contratados integram o Corpo Clinico do Município, a maioria atende no Hospital Regional de Lábrea.


Comentários: