|
Depois de afirmar que o Brasil não estava sendo muito bom para os EUA, Trump anunciou uma nova tarifa de 50% sobre todas as exportações brasileiras — representando um salto em relação à tarifa de 10% imposta em abril.
Publicidade
|
||
|
||
|
Na mensagem enviada a Lula, Trump justificou o tarifaço com dois argumentos: |
||
|
||
|
A questão é que o argumento usado por Trump com relação à economia não procede. Desde 2009, o Brasil acumula déficits comerciais com os EUA. No total, os americanos já venderam US$ 90 bi a mais ao Brasil desde então. |
||
|
||
“O Brasil é um país soberano…” |
||
|
Como resposta, Lula reafirmou a soberania brasileira, além de dizer que responderá “à luz da Lei da Reciprocidade Econômica”, aprovada pelo Congresso. Caso isso venha a acontecer, os EUA já avisaram que vão adicionar o valor em questão em cima dos 50%. |
||
|
Parlamentares da base do governo atribuem a medida à influência da família Bolsonaro, especialmente Eduardo, que vive nos EUA e articula sanções contra o STF. |
||
|
||
|
Já opositores atribuem o episódio à política externa “ideológica” de Lula. Bolsonaro chegou a publicar um versículo bíblico com indiretas ao presidente. Tarcísio de Freitas e Nikolas Ferreira também culparam o governo pelas taxas. |
||
Enquanto isso, quem deve “pagar a conta” é você… |
||
|
Com a medida afetando diretamente produtos como petróleo, carne bovina, aço e café, o agro e a indústria já alertam o consequente aumento de custo de insumos importados — e a possibilidade do aumento do desemprego. |
||
|
Já no mercado, os futuros do Ibovespa fecharam com queda de 2,44%, enquanto dólar disparou, fechando em R$ 5,61. |
FONTE/CRÉDITOS: THE NEWS




Comentários: