LÁBREA (SUL DO AM) – Com oito bairros principais, a cidade de Lábrea (a 702 quilômetros da Capital Manaus) se transformou nos últimos 45 dias em um verdadeiro barril de pólvora no que envolve eleições que irão definir as novas diretivas das associações comunitárias em cada um dos bairros da cidade. No domingo (15), moradores do Barra Limpa, vão às urnas, numa eleição que promete disputa voto a voto e não importa os meios a serem usados.

Num lance de estratégia, cabeças de chapas da 2 e 4 uniram-se a Chapa 3, pondo fim ao divisionismo antigo. Agora, lutam pelos mesmos ideais por uma "Barra Limpa Melhor Para Todos".
Sobre o assunto, consulta deste portal de veiculação de notícias confirmou que os eleitores do bairro esperam dos vencedores, “a entrega de serviços reais e que reflitam a vontade das famílias que se consideram esquecidas pelo público e que, realmente, apresentem projetos de desenvolvimento social, econômico, ambiental, saneamento básico, segurança, cultura, esportes, geração de emprego e renda além de cursos profissionalizantes a jovens e adultos”.
As mudanças e transformações nos bairros (principalmente nos que ainda apresentam infraestrutura precária) começam com as vitórias das chapas presididas pelo professor Jhones Bezerra e Raimundo Marques (este mais conhecido como Marques Prestamista ou o PUDICO). Nas duas eleições, ficou evidente grande participação popular com denúncias de compra de votos, favorecimento e ameaças a servidores, mais as denúncias foram consideradas inconsistentes.

A Chapa 1 não se fez de rogada e foi buscar apoio do Vice-prefeito de Presidente Figueiredo, Dr. MARCELO PALHANO, pretenso candidato a deputado estadual.
“As vitórias desses jovens não foram fáceis”, diz o consultor João Lemes Soares, 53.
No centro do furacão político que se tornou o novo processo eleitoral nos bairros da cidade de Lábrea, “no que se refere aos bairros Vila Falcão e Pantanal, os jovens venceu o velho sistema de uma gestão política obsoleta que influenciou e quis se manter controlando as comunidades como queria em longas três décadas”, revelou o consultor jurídico.

O pedreiro diarista do município. Sr. FÁBIO (Rua Pereira Sobrinho, Vila Falcão), comemorou a derrota dos candidatos apoiados pelo seu "AGRESSOR", Vereador FRANCISCO MADRUGADA. Veja abaixo, o desabafo e alegria da vitima:
Ele divulgou ainda que concorreriam ao menos quatro chapas, compostas pelos candidatos Daiane e Ademárcio (Chapa 1), Júnior Vasconcelos (Chapa 2), Zé do NEL e CATITU (Chapa 3) e Eliano e Pimpolho (Chapa 4), mas, numa viravolta sem precedente os candidatos Junior Vasconcelos e Eliâno desistiram e se uniram à Chapa 3. Sobre o caso, membros da Chapa 1 atribuíram o fato “a uma suposta manipulação por parte de pessoas ligadas à Prefeitura”.
Depois das mudanças de diretoria nas Associações de Moradores do Vila Falcão e Pantanal, regadas de suspeitas atribuídas a antigos patrocinadores de lideranças labreenses, neste domingo (15.02), é a vez dos cidadãos do bairro Barra Limpa, acima de 2.445 habitantes, entre e homens e mulheres, decidirão pelo voto secreto e em eleições livres e democráticas o seu destino.

Demos um coro na chapa do vereador, doidão
Duas chapas estão habilitadas junto à Coordenação Geral das eleições para concorrer, neste domingo (15), às eleições à nova diretiva da Associação dos Moradores do Bairro Barra Limpa. Como nos bairros Vila Falcão e Pantanal, o panorama da véspera do pleito é de muita agitação entre os partidários dos dois concorrentes, já que denúncias de supostas irregularidades quebraram o silêncio e tensionaram o clima nos dois lados.
Segundo moradores, a tensão, também, teria aumentado por conta da Chapa 1, presidida pela candidata DAIANE – acusada pelos adversários de representar o continuísmo e não à renovação pedida pelos moradores. Outro aspecto negativo que poderá se transformar em disputa política, “foi o suposto apoio financeiro que teria recebido do pré-candidato a deputado estadual, Dr. Marcelo Palhano”, Vice-Prefeito de Presidente Figueiredo (a 850 quilômetros do município de Lábrea).
Essa informação não foi confirmada por membros da Chapa 1, mas, em linhas gerais, haveria registros de possíveis fraudes por meio de comprovantes residenciais falsos, abuso político e poder econômico que, certamente, “devem motivar a convocação de força policial para garantir a tranquilidade das eleições a partir das 7h até ao encerramento, previsto para as 17h”, informaram moradores locais.
SITUAÇÃO PRECÁRIA - Segundo Institutos de Saneamento o Bairro Limpa, assim como outras áreas da cidade, continua enfrentando sérios desafios estruturais, socioeconômicos e saúde coletiva agravados sazonalmente pelas cheias dos rios que circundam o município de Lábrea. “As áreas de baixadas são visíveis, porém, ao longo 17 anos, nenhuma obra de engenharia profunda foi realizada”, diz João Lemes Soares.
DUELO DE TITÃS – Os dois concorrentes (Chapa 1 e Chapa 3) nas ruas foram bastante exigidos pela população sobre os principais problemas do bairro. A antiga diretoria da Associação, segundo informações, “esteve junto ao poder, mas a ex-Administração não teria dado ouvidos para amenizar a situação da infraestrutura básica do Barra Limpa e adjacências”.
A região, segundo estudos de institutos independentes, a região inclui ainda questão de saneamento básico em estado precário (gravíssimo) incluindo falta de rede de esgoto (doméstico e sanitário), o que segundo o jurídico deste Portal de Notícias, “o que obrigado os moradores ao uso de fossas rudimentares e a despejar resíduos diretamente nos córregos existentes”.
Situação semelhante é vista com reserva por políticos reeleitos por nada poderem falar sobre o estado crítico das ruas do bairro Barra Limpa. “Muitos deles se calaram e continuam calados sobre as ruas sem pavimentação e drenagem. “Um construtor conhecido no apagar das luzes teve reconsiderado contrato de milhões, beirando à casa de R$ 7 a 8 milhões para obras de infraestrutura na cidade, herança deixada pelo ex-prefeito Gean Campos de Barros”.
Opositora à atual diretoria da Associação, a Chapa 3 divulgou abertamente numa eventual vitória na eleição deste domingo (15), o compromisso de fortalecimento da entidade junto às três esferas de poder (Municipal, Estadual e Federal), além de atuar na busca de melhorias na saúde, educação, infraestrutura, assistência social, projetos socioculturais, otimização dos serviços obrigatórios aos cidadãos previstos na Constituição Federal.
Entre as ações defendidas constam, ainda, empenho direto junto a Prefeitura da cidade para que intervenha na melhoria das vias do bairro, como incluir o Barra Limpa no programa de pavimentação e drenagem uma vez que em épocas de chuva e enchentes a região mais baixa (inverno amazônico) ficam sujeitas a alagações, acúmulo de lixo e sujeira.
- Um problema nunca resolvido pelas as administrações anteriores, contam moradores pioneiros que reiteram que “o nosso bairro precisa renovar os seus dirigentes.


Comentários: