LÁBREA (SUL DO AM) – Desde o início do ano (2026), diversas regiões do Brasil continuam renovando as diretivas de entidades de classes incluindo sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais vinculados às federações estaduais e a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG).
Em Lábrea, para início de gestão, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município de Lábrea (STTR), promove neste domingo (15), Assembleia geral Ordinária (AGO) para todos associados, com início às 8h30min, na sede da entidade (Avenida 14 de Maio, 2542, bairro Centro).

De acordo com a presidente Maria Inês Paes de Souza, a plenária vai discutir e deliberar sobre a aprovação da Prestação de Contas do ano de 2025, Eleição da nova Diretoria e o acesso dos associados aos benefícios PRONAF tipo B sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal (CEF-AM).
O Sindicato, com o advento da nova diretiva para o STTR do município de Lábrea, reforça “compromisso com a agricultura familiar e suas variáveis”; até porque, “os companheiros da atual gestão deram o seu máximo em transformar desafios em novas conquistas”, afirmou Adelson Arruda, decano do movimento sindical no município de Lábrea e do meio rural do Purus.
Adelson Arruda, decano do Movimento Sindical no Sul do AM e na base territorial do Purus.
Associação Rincão do Pinto elege nova diretoria e reforça compromisso com a agricultura familiar
Na sexta-feira, 16 de maio, a Associação Rincão do Pinto, localizada na Coxilha Verde (5º Distrito), realizou a eleição de sua nova diretoria, em um momento de renovação e fortalecimento das organizações comunitárias do meio rural.
O QUE É O PRONAF TIPO B - O Pronaf Grupo B (ou Pronaf Microcrédito) é uma linha de crédito rural do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar destinada a pequenos agricultores familiares com baixa renda. O foco principal deste grupo é o investimento e custeio em atividades agropecuárias ou não agropecuárias, visando o desenvolvimento econômico da propriedade familiar.
Aqui estão os detalhes principais sobre o Pronaf B:
Quem pode contratar?
Para ser elegível ao Pronaf Grupo B, o produtor deve:
- Possuir CAF (Cadastro Nacional da Agricultura Familiar) ou DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) ativa.
- Ter renda bruta familiar anual de até R$ 50 mil (considerando os últimos 12 meses).
- Não possuir área superior a 4 módulos fiscais.
- Utilizar predominantemente mão de obra familiar.
- Não ter contrato de trabalho assalariado permanente.
Limites e Condições (Safra 2024/2025)
- Valor do Crédito: O limite é de até R$ 12 mil por ano safra, especialmente para projetos que utilizam o Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO).
- Taxa de Juros: Muito baixa, geralmente 0,5% ao ano.
- Bônus de Adimplência: Há um bônus de 25% de desconto sobre o valor de cada parcela paga até o seu vencimento.
- Prazo: Até 3 anos para pagamento.
Finalidade do Crédito
O Pronaf B serve para financiar a implantação, ampliação ou modernização da infraestrutura de produção e serviços, como:
- Atividades agropecuárias: Cultivos, pecuária, etc.
- Atividades não agropecuárias: Turismo rural, artesanato, beneficiamento de produtos (agroindústria artesanal).
- Investimentos em infraestrutura: Construção ou reforma de instalações, compra de equipamentos pequenos.
Onde Solicitar - O crédito pode ser solicitado em bancos cooperativos (como Cresol, Sicredi) ou bancos públicos (Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banco da Amazônia). É essencial ter o documento CAF/DAP para garantir a entrada no processo.


Comentários: