SUL DE LÁBREA (AM) – Apesar do clima de Natal não ter chegado aos quatro cantos do mundo, não tente se emocionar ao saber que a Prefeitura de Lábrea no interior do Amazonas, fez o melhor e o maior evento de todos os tempos da história natalina e das boas festas de Ano Novo da mesorregião amazonense do Purus e do Sul do Amazonas.

Da ornamentação à iluminação da Praça Central (Coronel Labre) no Largo da Igreja Católica, “tudo foi planejado para se aprender muito mais de todas as coisas boas que a população precisa - ou parte dela mais ama e de tudo daquilo que vem para o bem da população advindo daqueles que convergem à cidade orgulho e aclamada “Princesinha do Purus”.

No controle da situação desde 1º de Janeiro deste ano, a gestão Gerlando Lopes (PL) proporcionou àqueles que vivem, moram e trabalham na cidade, nas zonas ribeirinhas e rurais, “o possível e do que há de melhor existiu durante o transcorrer do primeiro ano da administração municipal na saúde, educação e infraestrutura da cidade”.


A cidade labreense foi acordada por dois dias ininterruptos com a entrega aos que mais precisam de 5 mil cestas com alimentos e itens natalinos. Festejada por suas celebrações de eventos e, especificamente a Festa do SOL, aniversário da cidade, festivais folclóricos e junino, além da festa da Padroeira e campeonatos esportivos, com a inserção de Lábrea no circuito internacional da Pesca Esportiva, “ano que vem a organização de todo o período festivo pode vir a ser e ter o melhor nível da história regional”.

ELEVAR O NÍVEL – Embora não seja ainda uma cidade 100% potencializada no campo socioeconômico, ano que vem Lábrea deve ser melhorar por quem entende que “a melhor jogada para empreender, como os pequenos, médios e grandes negócios, é elevar o nível dos seus empreendimentos, com regras serão aprendidas e todos terão um melhor nível”.
Cidade do interior do Amazonas, Lábrea sabe que à cada dia sobe no ranking de melhor cidade do Purus, “que tudo que se faz lá é bom, é ótimo para a elevação da autoestima da sua gente, que sabe praticar a arte do bem receber visitantes e turistas que acorrem, anualmente, para participar dos eventos que realiza no sentido maiúsculo da única cidade polo do Purus e em desenvolvimento contínuo.

- Lábrea é um refúgio e lugar de paz, de gente trabalhadora e onde há oportunidades de crescimento e progresso futuro enquanto ainda há lugares quase inexploráveis, aponta jovem indígena com formação em Gestão Pública e de Negócios em Turismo Doméstico e de Aventura.
Além da invejável festa natalina e da promissora passagem de ano, apesar das dificuldades herdadas, a realização total para reconstrução da cidade passa por parte do que já foi realizado às pessoas que se importam com a busca intensa por melhorias na educação, saúde, na infraestrutura, na retomada do Hospital Regional, revitalização de polos de saúde, escolas (urbanas, ribeirinhas e rurais), na garantia de direitos tirados da população – antes negados para a realização de sonhos de crianças, jovens, adultos e daqueles que foram obrigados a migrar para outras cidades enquanto cerca de 3% dos mais ricos ou mais ou menos ricos não se importaram por mais de três décadas no poder.

Prefeito se juntou a expedição em saúde no Médio Rio Purus, uma ação com infraestrutura inédita de profissionais médicos, serviço social, medicamentos e exames laboratoriais, que resultaram em prontos atendimentos e procedimentos

Atualmente, com as mudanças e transformações já impressas ao novo desenho político-administrativo, moradores e turistas que acorreram aos últimos turistas que acorreram à cidade de Lábrea, disseram ao “TUDO AMAZÔNIA” que “esperamos que a Gestão Gerlando Lopes tenha mais tempo para quem importa, como o sonho de proporcionar mais serviços, conforto e bem-estar, como vem ocorreram em 2025” numa dedicação total à população.
5 mil cestas natalinas foram entregues às famílias que mais precisam, em Lábrea/AM
Bela, cheia de charme e dona de atmosfera festiva e de trabalhadores comprometidos com a reconstrução da cidade “Princesinha do Purus”, embora oponentes da administração municipal “aposte em erros crassos de uns poucos e conspirem contra a governabilidade que não tiveram e aposte, mais ainda, na derrocada da gestão produzindo escândalos políticos, Lábrea vem resistindo com habilidade e dedicação de seus gestores, secretários, parceiros, apoiadores, públicos e privados.
Costureiras, pela vez primeira, tem apoio da Prefeitura na confecção de uniformes escolares
Do alto dos seus 86% no ranking de aprovação popular (sem s autofinanciadas como ocorre em pre-campanhas eleitorais) sobre o que pensam os labreenses da Gestão Gerlando Lopes (2025-28), o prefeito demonstra que “a velha politica afeita aos que, em seu próprio imaginário, pretendia se eternizar no poder foi colocada em desuso e foi destronada por vontade do povo, e que esse tempo passa a passos largos do atual cenário que a população experimentou em 2025”.
O desenvolvimento, da cidade ao interior do município, nunca imaginado pelos barões do Ciclo da Borracha, já é visível nos quatro cantos e Lábrea que, em menos de um ano, foi transformada em canteiro de obras. Do centro da cidade a periferia, da zona ribeirinha a rural, “as mudanças e transformações impressionam, por dentro e por fora da administração”, diz Executivo-Geral de uma agência de notícias, inteligência & logística.
Do centro aos bairros, a cidade de Lábrea não vive apenas da história do passado Ciclo da Borracha em que os “barões do Látex” acendiam os charutos com nota de dinheiro, hoje, experimenta mudanças, também, no comércio de atacarejo, de clínica médica, análises laboratoriais, supermercadista com padrão só visto nas Capitais. Porém, depende ainda montar agroindústria para beneficiar produtos regionais.
Um dos lugares mais ricos do Estado graças ao Ciclo da Borracha (século XIX), ainda hoje Lábrea tem os recursos naturais mais invejados do Amazonas, do país e do mundo, quando o assunto é Natureza, graças ao Ciclo da Borracha, e suas potencialidades gigantescas ainda quase inexploradas. No centro da cidade, “continua um símbolo cultural, político e econômico por ser Cidade Polo por ser a porta de entrada à BR-230, BR-3 e BR-364, estas na tríplice divisa do Amazonas, Rondônia e Acre que o liga com o resto do país rumo ao imponente e desejado Mercado Sul”.


Comentários: