HUMAITÁ (SUL DO AM) – Neste início de ano, a cidade de Lábrea, a 226 quilômetros pela BR-230 (antiga Transamazônica), vive uma grande explosão de eleições comunitárias. Líderes de bairros, em meio a políticos e patrocinadores, lutam para conquistar o poder de decisão dentro das entidades, justamente, no período de eleições gerais no País.

Com apoio declarado do vereador Fco. MADRUGADA, GODAN & Misael foram derrotados para a Associação de Moradores da Vila Falcão.
Em datas diferentes, moradores dos bairros Vila Falcão e Pantanal elegeram a diretoria de suas respectivas associações numa disputa considerada “acirradas para os padrões regionais”. Os pleitos aconteceram sob a suspeita de abuso de poder político, econômico e compra de votos, segundo se queixaram candidatos derrotados. Porém, as denúncias teriam apresentado inconsistência, segundo fontes locais.

Chapa 3, Vila Falcão restou 123 votos
A Vila Falcão elegeu para presidente do bairro, Jhones Bezerra (Chapa 1) derrotou os candidatos das chapas 2 e 3. O presidente eleito obteve 919 votos, enquanto a Chapa 2, 588 votos e a Chapa 3, 123 votos. Já no bairro Pantanal, Raimundo Marques (mais conhecido como PUDICO ou Marques Prestamista) cravou 688 votos, contra a candidata opositora, Mary Santos, que recebeu 87 votos. Foram anotados 5 votos nulos.

Eram três chapas habilitadas para concorrer no bairro Pantanal; restou 2. A Chapa 3, desistiu a 3 dias da eleição.
As duas eleições foram bastante comentadas nas redes sociais e bastidores políticos da cidade de Lábrea. Segundo informações, a disputa envolveu vereadores, empresários, secretários municipais e líderes de outros bairros com o propósito de “eleger seus candidatos preferidos”. O pleito na Vila Falcão registrou denúncias de compra de votos atribuída ao vereador Francisco Madrugada; ele chegou a ser abordado por policiais nas ruas (veja imagem).
Ver. MADRUGADA abordado pela Polícia, em Lábrea, sob suspeita de "compra de votos" durante eleição no bairro Vila Falcão
O edil, de acordo com membros da Chapa 1, que derrotou a candidata da Chapa 2, à frente a Mary Santos, “apoiou duas chapas diferentes”. Porém, a candidata da Chapa 3, de prenome Dona Socorrinha, desistiu a três dias da eleição.
Na Vila Falcão, o então Vice-presidente da Associação de Moradores, mais conhecido como “Godan”, apesar da boa votação (588 votos) foi derrotado e frustrou o seu patrocinador. Segundo avaliação de integrantes das chapas 2 e 3, “fomos derrotados pelo fogo amigo dentro da própria administração”, já que a participação ativa dos adversários eleitos foram de servidores que moram nos bairros onde as eleições foram realizadas.

Quero aqui parabenizar esses dois Guerreiros pela vitória de hj, uma vitória merecida, que Deus abençoe a gestão de vcs para que vcs façam um excelente trabalho em prol dos moradores do Bairro Vila Falcão🙌🏻
MAIS BRIGA – A disputa pelo poder e o controle do movimento comunitário no interior do Amazonas incluindo a cidade de Lábrea, segundo o consultor João Lemes Soares, “pode ter despertado neste ano de eleições para deputados, senadores, governador e para presidente da República, interesse dos comunitários por garantir melhorias aos bairros e dá um recado aos políticos e ao prefeito”.

- Os presidentes das associações dos bairros Vila Falcão e PANTANAL, segundo fontes credenciados, "tem no Vice-prefeito JOAO ROBERTO (PODE) um forte aliado". O resultado já era esperado.
Em Lábrea, município beirando os 52 mil habitantes, “as eleições nos bairros de Lábrea estão a todo vapor”. Foi identificada a presença de vereadores, secretários municipais, empresários e representantes de pré-candidatos a deputados, senadores e a governador podem estar por trás dessas disputas a fim de garantir votos nas comunidades, diz o consultor para afirmar, no entanto, continua havendo grande mobilização para essa profusão de candidatos a presidente.

Mary Santos, segundo informou, nesta quarta 11, que, irá recorrer do resultado da eleição no bairro Pantanal. Não acredita que teve apenas 87 votos.

Nas duas trocas de diretoria que já aconteceram na Vila Falcão e Pantanal, demonstra que o grande perdedor não foram os candidatos de oposição A ou a B. Para João Lemes Soares, “os grandes perdedores foram os vereadores Francisco Madrugada e Professor Farias identificados por opositores apostando alto nos seus candidatos.”.

- Mais duas eleições estão programadas para o mês de fevereiro. Lábrea uma profusão de eleições comunitárias nunca visto
CORRENDO POR FORA – Para a candidata da Chapa 2 à presidente da Associação de Moradores do Bairro Pantanal, Mary Santos, “tivemos que abandonar o local de votação, às 9, na Escola Estadual Profa. Balbina Mestrinho, no Barra Limpa”. Segundo ela, “detectamos compras de votos, ameaças a moradores e eleitores de outros bairros votando em nossa comunidade”.
- Me senti impotente, envergonhada e muito decepcionada saber de pessoas promovendo essas ilegalidades, um verdadeiro atentado à Democracia do País, ela acrescentou.
Ela informou à Reportagem, nesta quarta-feira (11), que “já estamos finalizando recurso à Justiça para contestar os resultados das eleições”. Mary Santos, de acordo com advogados, tem até uma semana para ajuizar ação, inclusive por meio da Defensoria com acompanhamento da Promotoria Pública local.


Comentários: