LÁBREA (SUL DO AM) - Com conhecimento visível dos problemas e dificuldades herdados da gestão anterior, o prefeito GERLANDO LOPES (PL) autorizou na sexta-feira. 11, a interdição da Unidade Básica de Saúde (UBS) " Edivaldo Ventura" do bairro da Fonte, no interior do Estado do Amazonas.
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), começou a reformar e ampliar os serviços no prédio do órgão com o objetivo de fortalecer a assistência médica na saúde da população labreense e sua exposição afirmativa na região. A obra é mais um compromisso a ser cumprido pela gestão Gerlando Lopes e João Roberto no quadriênio 2025-28.
Subsecretário de Saúde, Deivid da Silva, fala da importância da reforma e da otimização dos serviços de saúde a população labreense
Os trabalhos contratados foram iniciados nesta segunda 13 e vão durar ao menos 50 a 60 dias, segundo anunciou o Subsecretário Municipal de Saúde Deivid da Silva (Veja vídeo). A Ordem de Serviço já foi dada pelo prefeito com a reforma sendo executada por meio da SEMSA.
De acordo com informações, a obra atende a uma das principais prioridades defendidas pela atual administração municipal- que precisou interditar o prédio da UBS por recomendação da SEMSA a fim de que os serviços a população feitos pelo SUS sejam readequados da melhor forma possível e reflitam em melhores condições de funcionamento da UBS e sua área de abrangência, informam fontes.
O atendimento enquanto durar a reforma da UBS "Edivaldo Ventura" - será realizado no espaço e ambiente do Centro de Convivência do Idoso "Irmã Creuza Carolina" conjugado em salas cedidas pelo Centro Comunitário do bairro da Fonte, destacou o Subsecretário Deivid da Silva.
CARA NOVA NA SAÚDE - Já o serviço odontológico, segundo informações, será feito no Centro de Especialidade Odontológico da Prefeitura. Os demais serviços, como consultas médicas, de enfermagem e vacinação, igualmente, não sofrerão interrupção- apesar do local improvisado enquanto durem as obras da reforma na UBS.
DEMANDAS ANTIGAS ,- Como parte do Plano de Governo da nova Gestão em Saúde (2025-28), entidades civis organizadas informaram que "confiamos nas mudanças e transformações para o setor anunciadas pela atual Administração Municipal". Pontuaram, ainda, que "o novo Governo precisa reforçar o setor administrativo hospitalar com nomes que já estavam a frente da rede municipal".
Um dos pedidos de providência feito é o de a Prefeitura reforçar, com maior celeridade, e a mobilidade nas atividades dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e de Endêmicas (ACE), além de farmácia, criar novas salas para procedimentos e adaptações para acessibilidade nas demais UBS e do Hospital Regional".
Por sua conta e risco, usuários do SUS local (bairro da Fonte da rua da Caixa Baixa), sugeriram que os "reparos estruturais anunciados a UBS em sua área de abrangência, também, sejam levados as outras UBS e tais pontinhos de saúde da BR-230, ramais, Comunidade do Taurua, reservas do Ituxi e Médio Purus, além dos povoados ribeirinhos.


Comentários: