LÁBREA (SUL DO AM) – O Vice-Prefeito João Roberto (PODE), do município de Lábrea, a 702 quilômetros da Capital Manaus, cumpriu agenda integrada e combinada com o prefeito Gerlando Lopes (PL) para realizar inspeções nas escolas da rede de ensino da região do Médio Rio Purus sobre o estado em que foram entregues pela gestão anterior.
Idosa e o netinho convocam vizinhos para reunião com Vice-prefeito e equipes da Prefeitura
Participaram da visita - considerada inédita às comunidades do interior - o Subsecretário da Infraestrutura Ceni Brito, o Secretário de Agricultura, Produção, Abastecimento e Pecuária, Júnior do AGRO e o representante da Secretaria de Educação (SEMED), professor Amândio de Souza Araújo. Todos cumpriram determinação do prefeito para apresentar um diagnóstico completo da situação.
Comunitários apresentam demandas
Vice-Prefeito reitera compromissos da nova Gestão para o interior
Com uma fala mansa e pacífica, professores e alunos foram informados sobre a construção de um novo tempo para a educação e saúde do interior e da cidade. “O objetivo, também, foi informar a todos sobre o que pode mudar ou não na nova gestão”, disse o Vice-Prefeito. Além de elaborar um novo estudo para os dois setores da gestão pública municipal e anunciou que “que estudos estão em avançada avaliação pelo prefeito”.
- UBS fluvial, em breve, fará atendimento às comunidades ribeirinhas. Prefeito GERLANDO LOPES, também, irá liderar a fase 2 da Agenda Integrada às comunidades.
Secretário Junior do AGRO incentiva comunidades a incrementar o setor produtivo em parceria com a Prefeitura
“Tenham à certeza que iremos” dá celeridade aos programas e serviços de educação, saúde, agricultura e na infraestrutura das escolas e dos pólos de saúde, um compromisso assumido abertamente em campanha, afirmou ele, na escola e comunidade Vila Limeira, a mais isolada da região do Médio Purus.
Prof. AMANDIO da SEMEC esclarece o novo diagnóstico que contempla a educação ribeirinha (2025-28).
A agenda integrada, também, foi cumprida nas escolas e comunidades seguintes, com foco na Vila Dedé, na divisa com o vizinho município de Pauini. Na oportunidade, demandas antigas foram reapresentadas. Sabe-se, no entanto, que, “ex-gestores não fizeram o dever de casa” e os moradores vivem ainda um profundo desconforto. A maioria declarou que “pretende rever a troca do domicílio eleitoral de Pauini para Lábrea” – onde nasceram.
JOÃO ROBERTO fala sobre a missão dada pelo prefeito Prefeito GERLANDO LOPES
Depois de longa peregrinação singrando o rio Purus, numa fase coletiva para integrar todas as demandas das escolas com diagnósticos individuais, escolas, professores, alunos e líderes das comunidades foram unânimes em apresentar necessidades quase iguais, “comuns a todos as “escolas e comunidades, com destaque para melhoria da qualidade do ensino, merenda, transporte escolar, reforma e construção de novas escolas e que obrigaram todos a se isolarem por muito tempo”, confidenciou morador esclarecido da Vila do Cacau.
Em ato de despedida, Vice-prefeito posa com tambaqui comprado em comunidade
A cena se repetiu nas demais escolas e comunidades da Nova Santa Fé (moradores migraram para terra firme devido à escalada da enchente). Nas audiências, foram acertadas alternativas para amenizar a situação das escolas e foi possível sentir, entre educadores e líderes, “uma boa impressão nas ações anunciadas pelo novo governo”.
Comunitários recepcionam no melhor estilo a comitiva do Vice-Prefeito no Médio Rio Purus
- Não haverá recuo do nosso governo para zerar o déficit na educação e em outros setores, informou o Vice-Prefeito.
As sugestões e demandas recebidas ajudarão o Governo a priorizar o atendimento aos ribeirinhos 2025-28
No geral, a agenda integrada apontou, ainda, as principais necessidades dos alunos, educadores e moradores do entorno das escolas e das comunidades ribeirinhas cujo objetivo à administração Gerlando Lopes e João Roberto, é o de aumentar o máximo em informações sobre atual rede de ensino para um melhor engajamento desses setores no quadriênio 2025-28.
Comunidade Santa Vitória reflete a dura realidade imposta por insensíveis gestores do passado.
À reportagem, professores consultados durante a viagem, disseram que as visitas serviram para promover iniciativas, como a da presença inédita de um Vice-Prefeito na região, e os gestores sentirem in loco o dia a dia de alunos, professores e líderes locais.
Integrantes da Comitiva do Vice-prefeito e da gestão GERLANDO LOPES que foi ao Médio Rio Purus
- É ajudar nosso governo a dá continuidade ao trabalho das Secretarias envolvidas para garantir o desenvolvimento da região para que tenhamos um panorama atualizado da educação pública em Lábrea, arrematou João Roberto.
Comentários: