MANAUS (AM) – Desde que assumiu o cargo, o prefeito Gerlando Lopes e a Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) têm promovido ações itinerantes de saúde por meio de atendimento direto nas comunidades ribeirinhas e rurais, tanto no entorno da cidade quanto em localidades mais afastadas do município de Lábrea, a 702 quilômetros da Capital Manaus.


“O objetivo é levar saúde às comunidades que vivem, praticamente, isoladas da cidade de Lábrea, como nos rios Purus, Ituxi e ao longo da BR-230”, destacou o prefeito. Segundo dados obtidos pela reportagem, nas equipes estão médicos e profissionais que atuam no Hospital Regional e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles foram convocados para o trabalho de assistência à população, com uso de embarcação e veículos desde o começo da atual administração municipal para cumprir calendário preestabelecido para o interior do município.

Região Sul de Lábrea recebeu Ações Itinerantes de Saúde e vinculadas a serviços obrigatórios ao cidadão
A gestão que veio pra fazer a diferença em Lábrea
Atualmente, a estrutura municipal de saúde tem a seu favor, agora, um ambiente saudável e o conforto bastante reclamado durante o caos que foi a crise do Hospital Regional passou com o rompimento do sistema de pactuação compartilhada com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM). A antiga gestora do Hospital Regional de Lábrea ainda tem pendências salariais com os profissionais e servidores, atestaram fontes locais.

“Agora, os trabalhadores, gradativamente, vêm recuperando a autoestima muito abalada com a questão dos salários atrasados e a indefinição dos contratos que eram ameaçados de rompimento pelo Governo do Estado”, revelou conhecida profissional especializada na área de saúde.
Prefeito reúne com o Governo e consegue a retomada do Hospital Regional de Lábrea
Saúde no Médio Rio Purus
As localidades do interior e da cidade de Lábrea contam a nova administração que tem feito atendimentos de saúde a crianças, jovens, mulheres e a idosos assistidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Compõem as unidades de saúde equipes de profissionais especializados, como médicos, enfermeiros técnicos de enfermagem, microscopistas, agentes de endemias, entre outros que “têm a certeza do dever cumprido’, para em atender bem aquém mais precisa, como nas ações itinerantes que acontecem nas comunidades do interior do município”.


-Equipe e o prefeito foram a Brasília
Em linhas gerais, as equipes de saúde já estiveram, com intensa atividade e participação da população, atendendo as comunidades da bacia do rio Umari, ao longo da BR-230 (antiga Transamazônica), em parte do começo do rio Ituxi e do Médio Rio Purus. Nesses locais, disseram servidores, “saímos satisfeitos com o trabalho realizado”. Apesar de a missão árdua exigir um pouco mais devido a logística, sentimos a gratidão expressada pelas pessoas nos seus olhos ainda no local dos atendimentos, revelaram participantes ouvidos pela reportagem.
Operação Cidade Limpa, em Lábrea 2025
Com as fases iniciais completadas, a expectativa agora, segundo sondagem feita pela reportagem, “seria com a ampliação da agenda de atendimento para alcançar as comunidades Floresta, Cabeçudo, Puciari, Sapatini, Volta do Bucho, Igarapé do Vera, aldeias indígenas Paumari da Ilha das Onças, Apurinã e outras localizadas ao longo da Reserva Extrativista Ituxi.
Num rápido giro por setores de saúde já revitalizados na gestão Gerlando Lopes (PL) e João Roberto (PODEMOS), já é passível a visualização de avanços positivos no índice de satisfação junto a setores da população que, antigamente, “enfrentavam problemas para acesso à Farmácia do Hospital Regional em cirurgias eletivas, transferência de pacientes e de acesso a remédios e a exames.

João Roberto mantém participação ativa na solução dos problemas herdados da antiga gestão.
“São fatos visíveis os primeiros resultados do trabalho do novo Governo, apesar do pouco tempo”, diz o consultor João Roberto.
Segundo ele, “Gerlando Lopes, João Roberto já colhem bons índices de aceitação popular depois do incremento das ações de saúde, na educação, infraestrutura, serviços de limpeza, coleta de lixo e retirada de entulhos”. Além da revitalização da UBS do Bairro da Fonte e na reforma administrativa impressa antes dos primeiros 100 dias de Governo.

Comentários: