TUDO AMAZÒNIA - Sua fonte de notícias na cidade de Cacoal-RO

Sabado, 27 de Junho de 2026

LÁBREA - AM

GERLANDO LOPES E JOÃO ROBERTO, PREFEITO E VICE-PREFEITO DO MUNICÍPIO DE LÁBREA, JÁ CONSEGUEM RESPONDER ÀS ESTRANHÍSSIMAS DÍVIDAS DEIXADAS PELO EX-PREFEITO GEAN CAMPOS DE BARROS

VISIVELMENTE INTERESSADO NA INVIABILIDADE DO NOVO GOVERNO

TUDO AMAZÔNIA
Por TUDO AMAZÔNIA
/ 20 acessos
GERLANDO LOPES E JOÃO ROBERTO, PREFEITO E VICE-PREFEITO DO MUNICÍPIO DE LÁBREA, JÁ CONSEGUEM RESPONDER ÀS  ESTRANHÍSSIMAS DÍVIDAS DEIXADAS PELO EX-PREFEITO GEAN CAMPOS DE BARROS
A ordem é reconstruir a cidade de LÁBREA
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

LÁBREA (SUL DO AM) – Após dezesseis anos e agora frustrado na tentativa fracassada de eleger os “amigos do peito” ao comando do município, Mabi Canizo (UNIÃO BRASIL) e Jesus Batista (MDB), o ex-prefeito Gean Canpos de Barros (patrocinado pelos deputados Adjuto Afonso, Átila Lins e o senador Eduardo Braga), deixa dívidas estranhíssimas já consideradas impagáveis ao município para o quadriênio 2025-28.

 GERLANDO LOPES e JOAO ROBERTO fazem inspeção geral nas unidades de saúde e no Hospital Regional (HRL)

Publicidade

Leia Também:

O déficit com a Previdência é considerado incalculável, já que cerca de R$ 12 milhões dos cofres do Instituto Municipal de Previdência (LABRE-PREVI) teriam sido sacados na boca do caixa de uma agência bancária e transportados em um barco direto para a Capital Manaus. Outros visíveis R$ 200 milhões (no total) somados a mais de R$ 60 milhões (sem correção) aumentam ainda mais a desconfiança de que o rombo chegue à casa dos R$ 500 milhões, segundo auditores independentes consultados.

Vice-prefeito informa a população sobre as estranhíssimas dívidas que a ex-gestão contraiu

No cômputo geral, de acordo com relatórios de inteligência privada, as ex-gestões emedebista deixaram à atual administração municipal “um verdadeiro presente de grego envolto numa sinuca de bico tendo ao redor um grande abacaxi impossível de ser descascado, a curto e a médio prazo”, diz o consultor tributário João Roberto Soares, 53. Ele apontou, no entanto, dias difíceis e tenebrosos devem afetar ainda mais a saúde financeira do município.

GERLANDO LOPES é o novo mandatário do município de Lábrea/AM.

“A falta de punição exemplar aos ex-prefeitos por parte dos órgãos de controle (principalmente por parte dos tribunais de Contas e do Legislativo há 16 anos atrás), “tem que ser levada em conta ao menos pelo Judiciário numa iminente ação do GAECO Federal para que promovam uma vasculha fiscal no patrimônio acumulado dos ex-prefeitos, secretários da Saúde, Educação, Assistência Social, Finanças, Chefe de Gabinete, Administração, Planejamento, Comissão de Licitação, Instituto de Previdência e em empresas e construtoras contratadas da construção civil de Lábrea e da Capital Manaus.”, afirmou ele.  

 Sorridente, GEAN passa a faixa a GERLANDO LOPES

“O caos está instalado e pelo que vejo não terá solução fácil deste dilema, a curto e no médio prazo”. Principalmente nos setores da saúde, educação, nos déficits estranhíssimos das contas com a Empresa Amazonas Energia, fornecedores e nos contratos graciosos adjudicados pelo ex-prefeito a supostos grupos de financiadores das campanhas eleitorais de Gean Campos de Barros, “Evaldo Passa Amanhã”e do médico Dedé de Melo, afirmou o consultor Roberto Soares.

Nos meios políticos considerados “decentes”, em Lábrea, acredita-se que 2025 a 2028 que “esse período será de vitória para o povo labreense sobre a politica de uma só família que perdurou por quase 40 anos de sofrimento do povo labreense, segundo a qual, a população ficou sem saúde de qualidade,  educação e na infraestrstura durante esse longo período (veja imagens). Na inicial desses ciclos, “Lábrea chegou a ser excluída das cooperações dos governos Estadual e Federal, e se sustentou praticamente dos recursos de emendas parlamentares sem saberem para quê, para onde e para quem foram destinadas”.

 "Agora, pessoal, é hora de trabalhar", reafirmou o prefeito já empossado

Políticos e analistas da região – e a população labreense, em si – ainda não engoliram o mel amargo das dívidas deixadas pelo ex-gestor. “A cidade pode ser mergulhada numa profunda de uma crise interminável no social e na economia”, informaram consultores diante da atual crise nesta terça-feira, 14. Lábrea, para eles, “para sair dessa gravíssima crise, deve ser conduzida através de ações emergenciais futuras convincentes para que os governos do Estado e da União retomem os investimentos na saúde, na educação básica, na promoção social e de infraestrutura com o objetivo de proteger as necessidades básicas dos cidadãos”.

 A "Operação Cidade Limpa 2025" começa a da nova cara aos bairros

Consultados, cidadãos fora do eixo político disseram não poder negar que a “velha política ordenhou e saqueou os cofres da Prefeitura em quase quatro décadas”. Eles afirmam, ainda, que a atual gestão já estabeleceu um novo sistema político-administrativo.

Nas ruas e nos lixões do bairro da Fonte. A 2ª etapa beneficiará a "VILA FALCÃO"

- Um jeito novo de governar a cidade e condenou ex-gestores do município que, segundo eles, “agiram em completo descompromisso  com a população, por anos a fio”.  

Nessa mensagem, ficou claro a deixa para que o Prefeito e Vice-prefeito, Gerlando Lopes e João Roberto, apesar de envoltos numa “difícil” tarefa de liderar o Município labreense (com os cofres zerados), “procurem não errar e se protejam das perseguições políticas e do clima de ódios dos oponentes”.

Ainda assim, a população desejou sucesso a eles durante “o tempo que governarão o município para que lutem e alcancem grandes vitórias que a população labreense espera que aconteça”.

OUTRO LADO - Em um giro rápido pelas contas deixadas pela ex-gestão foi, supostamente, constatado o quanto ficará difícil para a Prefeitura retomar os serviços básicos, caso Gean de Barros (MDB) e seu grupo político continuasse por mais tempo no poder, declararam profissionais de saúde e da educação básica, responsáveis pela manutenção dos serviços básicos.

Para eles, “uma tarefa, hoje, prejudicada com o estrago encontrado nas finanças do município com um rombo de até R$ 500 milhões”, arremataram fontes.  

A Reportagem fez um giro rápido pelos bairros da cidade e encontrou gente que desejou “boa sorte e sucesso à atual administração” sob a liderança de Gerlando Lopes e João Roberto. Sobre o assunto, os mandatários, em declarações recentes, reafirmaram o compromisso que “não iremos parar a lutar para garantir ao povo prosperidade, bem-estar e felicidade em nosso governo”.

RUÍNA DO SERVIÇO PÚBLICO – O prefeito Gerlando Lopes assumiu com desafios financeiros e estruturais diante de uma forte crise nos setores sensíveis dos serviços básicos da população. Trata-se do estado crítico na saúde, educação e infraestrutura do município de Lábrea. Ele apontou, no entanto, “a Prefeitura começou a reconstruir a cidade”.

 Em poucos dias, a nova Administração identificou dívidas com a Previdenciária superior a 80 e a 200 milhões (ainda sem correção) somados a um saque de cerca de R$ 12 milhões do LABRE-PREVI, R$ 60 milhões a Amazonas Energia além de pendências com fornecedores, “o que fez o orçamento do município ficar comprometido”, adiantam fontes.

Com isso, essa situação caótica porque passa o município de Lábrea fez um grande estrago à agenda por novos investimentos nas áreas essenciais. Pela conta e risco da ex-gestão, a Prefeitura teria um passivo de quase 500 milhões, o que vai gerar entraves à prestação regular dos serviços básicos aos cidadãos (saúde, educação, segurança e previdenciários).

Restou ao prefeito e equipe reorganizar no quadriênio 2025-28 a estrutura administrativa e física dos prédios públicos, da Prefeitura (veja imagem), Unidades de Saúde (cidade e zona rural) além do Hospital, “hoje, em situação crítica, senão sucateados” – impossível de se oferecer atendimento digno aos cidadãos labreenses.

-Esse trabalho será realizado com ações emergenciais e já começamos a agir, como a reforma da UBS Edvaldo Ventura (bairro da Fonte), retomada dos serviços básicos na Chico BREVE (Av. Coronel Luiz Gomes, centro), e paralelamente, a Operação Cidade Limpa 2025, informou Gerlando Lopes à imprensa.

Em declarações recentes, o Prefeito e o Vice-Prefeito reiteraram que “iremos fortalecer as parcerias estratégicas na saúde, educação, na infraestrutura da cidade, renegociar dívidas, redefinir ações de Governo e buscar adequar cada situação já considerada imprópria que venha exigir a intervenção da Administração Pública”, acrescentaram.

FONTE/CRÉDITOS: XICO NERY - NBONEWS
Comentários:
TUDO AMAZÔNIA

Publicado por:

TUDO AMAZÔNIA

HENRIQUE FERRAZ

Saiba Mais

/Dê sua opinião

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA O SENADO

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do TUDO AMAZÔNIA no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!