LÁBREA (SUL DO AM) – “A expectativa da população local, de viver e morar numa cidade ideal, segura e sustentável”, continua sendo o grande sonho de quem nasceu e migrou para Lábrea nas ultimas décadas.
Líderes políticos, ribeirinhos e indígenas consultados afirmam que, “o novo prefeito da cidade, agora, poderá sepultar a velha política e partir para inovar as políticas públicas que não deram certo ou foram criadas para eternizar apenas a política de uma só família no poder”.

Apesar de recursos terem sido liberados para infraestrutura, o trânsito nunca chegou a ser levado a sério pelos ex-prefeitos de Lábrea.
O prefeito Gerlando Lopes (PL) e o Vice-prefeito João Roberto (PODEMOS), de acordo com informações, “se mantêm na vanguarda dos acontecimentos, já que pretendem trazer o que há de melhor no país para tornar o trânsito local humanizado”.
O Vice-prefeito anunciou ações para corrigir pontos críticos nas vias públicas
Segundo João Roberto se manifestou através dos canais oficiais, a cidade de Lábrea tem um fluxo e refluxo de veículos muito intenso e no atual governo, “será, sim, organizado e sinalizado”. Essa medida poderá ser implementada a partir da municipalização indicada pelo Executivo e em sendo aprovada no Legislativo. As discussões sobre essa matéria já estariam bastante adiantadas.
Em meio à população labreense, a reportagem detectou que “nós, moradores, não podemos continuar pagando pela imprudência de motoqueiros que recusam o capacete e de condutores sem o uso do cinto de segurança”. Segundo apontaram, ainda, “é preciso colocar no comando do trânsito profissional habilitado, experiente e, sobretudo, que esse profissional seja competente e probo”.
A cidade de Lábrea, segundo acadêmicos labreenses, “nunca discutiu pra valer a questão do trânsito”. Ao menos 14 anos o único semáforo instalado deixou de funcionar a anos. “Essa situação vexatória parece não ter incomodado o ex-prefeito, vereadores eleitos e reeleitos até agora”. Segundo disseram, “o equipamento continua fora de operação e tem servido de chacotas entre moradores, visitantes e turistas”. (Veja vídeo).
- Semáforo fora de operação ao menos 14 anos na cidade de Labrea/AM
Moradores elogiaram a iniciativa da atual administração por ter se reunido para discutir a situação do trânsito na cidade e por vir buscando alternativas para garantir a segurança dos condutores, e especificamente da população “já vitimada pela imprudência de condutores sem educação e irresponsabilidade de uns e outros, no trânsito”. Inclusive do ex-prefeito Gean Campos de Barros, que, quase matou um motoqueiro em visível estado de embriaguez e drogadição (Veja vídeo).
DESEDUCAÇÃO A TODO O VAPOR?- As mesmas fontes enfatizaram, na oportunidade, “o empenho do Prefeito e do Vice-prefeito por apoiar o projeto da municipalização do trânsito”. Sugeriram, também, que, o nomeado “não seja policial local e que o dono do futuro posto de serviço não tenha folha corrida negativa na Polícia e na Justiça”, acrescentaram interlocutores consultores.
Para os consultores João Roberto Soares, 53, Altanira Ulchôa, 60 e a Assistente Social, Francisca Souza da Silva, 62, a cidade de Lábrea ainda se ressente de políticas públicas eficientes e sem “critérios usados em todos os governos com foco na manutenção de nomes de políticos e familiares sem habilidades para cargos combinados nas duas esferas de poder” – Executivo e Legislativo.


Comentários: