LÁBREA (SUL DO AM) - No sábado (07), o município de Lábrea, localizado na mesorregião amazonense do Purus e a 702 quilômetros da Capital Manaus, comemora 139 anos de sua emancipação política e administrativa tendo a frente o o prefeito Gerlando Lopes Nascimento (PL) e o Vice-prefeito João Roberto (PODEMOS).

Gerlando Lopes e João Roberto defendem eventos dignos e em meio coletivo popular, onde todos se confraternizam com paz e segurança
Apesar da situação difícil porque passa o município, mesmo com as festividades exigindo maiores investimentos, “será possível atingir um grande marco na programação oficial alusiva ao evento por expor ao Estado e ao País a emancipação do nosso município”, divulgou importante fonte credenciada na Prefeitura local.
Forca-tarefa da Prefeitura se movimenta pra entregar o melhor a população, visitantes e a turista. VIVA LÁBREA, 139 ANOS!
Da programação constam inúmeras atividades festivas ligadas ao social, à cultura coletiva a atos cidadãos nunca lembrados durante a história política, administrativa e cultural da cidade. Como destaque da extensa agenda de eventos, a atenção da população (principalmente de jovens e adultos) estaria voltada aos shows musicais, danças, solenidades cívicas, desportivas e de ações voltadas à cidadania.

Além da inédita participação de autoridades e religiosos que acorrem à cidade de Lábrea durante o dia a dia e nos períodos festivos, a programação se estender à parte maior de eventos optativos voltados às atrações turísticas e em entorno do rico patrimônio sobre a organização da cidade, sobretudo conhecer o monumento à BR-230(antiga Transamazônica), conhecido como ponto final dessa rodovia federal que começa na cidade da Ponta do Seixas, no estado da Paraíba. .

No dia (07), ainda, os visitantes e turistas poderão desfrutar de passeios na Praça da Matriz (centro), observar o Pôr-do-Sol à beira-rio com acesso a bares, lanchonetes e restaurantes localizados ao longo da orla fluvial da cidade. Nesta agenda da cidade, além da gastronomia regional (caldeirada de peixe e assado puxam o cardápio para cima na preferência de quem já esteve na Festa do Sol, em Lábrea, realizado anualmente).

Senador PLÍNIO VALÉRIO felicita os cidadãos labreenses pelos 139 anos da emancipação politico-administrativo do município de LÁBREA.
Para que tudo aconteça, como planejado pela administração do município, nesta data tão esperada pela população nativa, “o ideal é que todos se irmanem num só objetivo, o de oferecer a si próprio, aos visitantes e turistas o melhor que temos da nossa cidade de Lábrea”, assinalaram moradores antigos admirados com mudanças e transformações que já vem mudando a cara de Lábrea para melhor em tão pouco tempo.


Parte do rico artesanato indígena labreense
Entre as atividades esperadas o calendário divulgado da programação conta, ainda, a reinauguração de uma quadra desportiva, a realização de torneios relâmpagos de Futsal e jogos no Estádio local. Os turistas (considerados notívagos, ou amantes da noite), também, poderão curtir o que há de melhor dos Hits do momento, que vão do sertanejo ao forró universitário, passando por canções bregas paraenses. Além do Funk, haverá points que tocarão músicas Gospel oferecidos a gosto nas atrações previstas para o evento maior da cidade de Lábrea.
Turistas sugeriram em 2024 a revitalização nos locais onde a "Festa do Sol" acontece

O turismo de aventura pelos caudalosos rios é florestas ainda em pé não foi explorado
A reportagem teve acesso a informações extraoficiais em meio à programação oficial da nova gestão municipal, apesar da situação crítica em que recebeu o município. Durante o processo da organização do calendário festivo Lábrea 2025-28, “pretendemos oferecer eventos dignos de planejamento das comemorações referentes às festividades na cidade e interior, como o de agora pelos 139 anos de emancipação político e administrativo do nosso município que acontecerá no próximo dia 7, sábado”.

Vagas na rede hoteleira, a cinco dias da grande festa do dia 7, precisam ser reservadas

O agroturismo não pode ser deixado de lado, LUIZ GONZAGA (O Rei da Goma) faz tempo que faz o alerta via Ranal Tawarua.
Segundo anunciou a fonte, uma comissão de Cultura e membros da comissão de apoio, já a partir de agora, “é para fazer o melhor neste ano e nos que virão onde nos reuniremos periodicamente com representantes das empresas, com o Governo do Estado e da União, a fim de atenderem ao convite para se colocarem à disposição em apoiar os eventos futuros na cidade”.


O "JACAREZINHO", um dos "points" mais frequentados da cidade.
De acordo com o interlocutor – que permanecerá oculto – as reuniões poderão ser comandadas pelos secretários de Fazenda (Finanças), Administração, Educação, Cultura, Turismo e Inovação, “quando poderão apresentar ao prefeito Gerlando Lopes e ao Vice João Roberto, as datas corretas dos eventos que fazem parte das comemorações de aniversário do município e dos projetos paralelos sob o foco da nova gestão”.
O chamariz da Praça da Matriz, "não tem igual nas cidades do Purus"
Na oportunidade, também, deverão ficar definidas as modalidades a cada patrocínio a ser buscado através de parcerias públicas ou privadas (PPP), a exemplo do que fez o ex-Governador Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo (filho emérito do município de Lábrea), com os primeiros festivais dos bumbás “Caprichoso e Garantido” de Parintins, no Baixo Amazonas.


Comentários: