TUDO AMAZÒNIA - Sua fonte de notícias na cidade de Cacoal-RO

Sabado, 27 de Junho de 2026

LÁBREA - AM

PAIS DE ALUNOS DENUNCIAM ESCOLA CONSTRUÍDA EM GESTÃO PASSADA E APONTAM PERIGO DE DESTRUIÇÃO

ALÉM DE AMEAÇA DE ATRASO NA VOLTA ÀS AULAS NO ENTORNO DA RESEX RIO ITUXI, EM LÁBREA

TUDO AMAZÔNIA
Por TUDO AMAZÔNIA
/ 111 acessos
PAIS DE ALUNOS DENUNCIAM ESCOLA CONSTRUÍDA EM GESTÃO PASSADA E APONTAM PERIGO DE DESTRUIÇÃO
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

RESEX ITUXI (LÁBREA/AM) – Em meio à própria sobrevivência na floresta sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade  (ICMBIO), moradores do entorno denunciam as condições críticas de funcionamento de uma Escola do Ensino Fundamental EEF).

No conjunto dos aparelhos de educação e saúde aos extrativistas e moradores da referida RESEX, em vez do órgão gestor federal, o município de Lábrea é quem atua na educação local, inclusive sem nenhum apoio do Instituto governamental ao menos durante sua existência no município.  

Publicidade

Leia Também:

Vídeo atesta o abandono de escola na zona rural (Rio Ituxi) construída na gestão 2017-24.

Segundo eles, “a situação já atingiu um nível insuportável a ponto de os estudantes correrem risco de vida na sala de aula”. A escola em questão, conforme aparece nas denúncias, “pode ruir a qualquer momento e colocar em perigo a vida dos estudantes’.  

Por conta dos enormes desafios, as famílias disseram confiar na pronta manifestação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e tão logo o prefeito Gerlando Lopes (PL) “tome pé da situação” apresentará solução ao problema. A maioria demonstrou otimismo e espera que os estudantes tenham a educação de qualidade, “tantas vezes negada no passado”. Além da garantia da segurança alimentar para cada uma delas.

Com a volta às aulas, conforme estabelece o calendário ribeirinho para 2025, os alunos desta escola - que não foi contemplada com reforma ou ampliação no período de 2017-2024 - diante de uma possível ameaça de destruição do prédio antigo pelas chuvas e ventos fortes, “os alunos, também, correm o risco de ficar fora da sala de aula”.,

De acordo com informações, líderes das comunidades existentes dentro da RESEX Ituxi tomaram conhecimento do novo Plano de Ação e Trabalho adotado pelo prefeito Gerlando Lopes. Segundo dados extraoficiais, “a melhoria da qualidade da educação, de saúde e infraestrutura nas escolas e dos polos de saúde teriam prioridade da nova gestão, tanto para a cidade quanto para interior do município”.

Por sua vez, a Reportagem constatou, num giro rápido pelas secretarias municipais que, “a velha forma de governar Lábrea ficou no passado”. Segundo depoimentos coletados entre servidores e usuários dos serviços públicos, “líderes disseram que fomos informados – e isso vem acontecendo na prática – que o prefeito determinou que o atendimento ao cidadão esteja alinhado com os princípios do cuidado humanizado”.

FONTE/CRÉDITOS: XICO NERY / NBONEWS
Comentários:
TUDO AMAZÔNIA

Publicado por:

TUDO AMAZÔNIA

HENRIQUE FERRAZ

Saiba Mais

/Dê sua opinião

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA O SENADO

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do TUDO AMAZÔNIA no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!