RESEX ITUXI (LÁBREA/AM) – Em meio à própria sobrevivência na floresta sob responsabilidade do Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), moradores do entorno denunciam as condições críticas de funcionamento de uma Escola do Ensino Fundamental EEF).
No conjunto dos aparelhos de educação e saúde aos extrativistas e moradores da referida RESEX, em vez do órgão gestor federal, o município de Lábrea é quem atua na educação local, inclusive sem nenhum apoio do Instituto governamental ao menos durante sua existência no município.
Vídeo atesta o abandono de escola na zona rural (Rio Ituxi) construída na gestão 2017-24.
Segundo eles, “a situação já atingiu um nível insuportável a ponto de os estudantes correrem risco de vida na sala de aula”. A escola em questão, conforme aparece nas denúncias, “pode ruir a qualquer momento e colocar em perigo a vida dos estudantes’.
Por conta dos enormes desafios, as famílias disseram confiar na pronta manifestação da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e tão logo o prefeito Gerlando Lopes (PL) “tome pé da situação” apresentará solução ao problema. A maioria demonstrou otimismo e espera que os estudantes tenham a educação de qualidade, “tantas vezes negada no passado”. Além da garantia da segurança alimentar para cada uma delas.
Com a volta às aulas, conforme estabelece o calendário ribeirinho para 2025, os alunos desta escola - que não foi contemplada com reforma ou ampliação no período de 2017-2024 - diante de uma possível ameaça de destruição do prédio antigo pelas chuvas e ventos fortes, “os alunos, também, correm o risco de ficar fora da sala de aula”.,
De acordo com informações, líderes das comunidades existentes dentro da RESEX Ituxi tomaram conhecimento do novo Plano de Ação e Trabalho adotado pelo prefeito Gerlando Lopes. Segundo dados extraoficiais, “a melhoria da qualidade da educação, de saúde e infraestrutura nas escolas e dos polos de saúde teriam prioridade da nova gestão, tanto para a cidade quanto para interior do município”.
Por sua vez, a Reportagem constatou, num giro rápido pelas secretarias municipais que, “a velha forma de governar Lábrea ficou no passado”. Segundo depoimentos coletados entre servidores e usuários dos serviços públicos, “líderes disseram que fomos informados – e isso vem acontecendo na prática – que o prefeito determinou que o atendimento ao cidadão esteja alinhado com os princípios do cuidado humanizado”.


Comentários: