LÁBREA (SUL DO AM) – Depois de problematizar o Hospital Regional de Lábrea (HRL) por longos dezesseis anos, o ex-prefeito Gean Campos de Barros (MDB) foi lembrado, de forma negativa por profissionais especializados em saúde durante a retomada do antigo sistema de pactuação da saúde, entre o município e o Estado.
Interior atendido nas unidades básicas e postinhos de saúde.
Uma representante da Secretaria de Saúde do Interior no governo Wilson Lima (União Brasil) afirmou que, “essa ruptura nunca deveria ter existido”. E creditou ao governador e à gestão atual do município o restabelecimento de uma nova relação do município com o Governo do Estado num momento, totalmente, novo e diferente da passada na questão saúde local.
Na fala da representante da Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM) em nome da equipe, reiterou ainda que com os compromissos assumidos, agora, “esperamos que tudo dê tudo certo”. Antes, porém, garantiu que o Hospital Regional de Lábrea “está entregue, de fato e de direito, ao município”.
Remoção de pacientes em Lábrea.
Por sua vez, o prefeito Gerlando Lopes do Nascimento (PL), destacou a importância da decisão tomada pelo Governador Wilson Lima e garantiu, no entanto, que ele e o Vice-prefeito João Roberto (PODEMOS), “estamos buscando melhorias para fortalecer o atendimento à população, nossa prioridade número 1”.
O gerenciamento do Hospital Regional de Lábrea (HRL) volta ao município depois que o ex-prefeito, “num ato considerado insano e descabido, talvez, por inabilidade, causou a ruptura com o Estado na tentativa de sucatear o setor de saúde público municipal”, é o que afirmou o consultor João Roberto Soares, 53.


Em condições precaríssimas, o ex-prefeito Gean DE BARROS entregou o Hospital Regional de Lábrea após 16 anos na Prefeitura
Por trás da ruptura do sistema de pactuação com o Governo Wilson Lima, segundo apontou o consultor, “poderia estar à má gestão dos recursos repassados pelo Estado e pelo SUS ao município, à época, do antigo gestor”. Como, por exemplo, a não prestação de contas dos recursos do Fundo Municipal de Saúde, de emendas parlamentares e transferências constitucionais. Inclusive da saúde indígena.
João Roberto agiliza e desenrola questão do translado de pacientes por UTI. Caso do Alexandre e outros... em Lábrea.
Sobre o assunto, políticos e analistas locais disseram que “a ruptura da pactuação, numa decisão monocrática do antigo gestor municipal, não foi uma prática nada republicana nem democrática”. Essa medida engessou o atendimento pelo SUS à população e gerou transtornos aos profissionais de saúde - e ao pessoal médico do Hospital Regional.

Com a retomada da pactuação, o objetivo agora “será pôr em prática um novo modelo de atendimento” além de se garantir o funcionamento do Hospital o dotando da infraestrutura necessária à revitalização dos serviços afim de se restabelecer um bom nível das políticas públicas de saúde e da assistência aos que mais precisam”, enfatizou importante profissional de saúde à reportagem.

O Hospital Regional de Lábrea já restabeleceu o estoque de remédios da sua própria Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF), além do estoque de insumos e normalizou o envio de sangue aos pacientes advindo da Capital Manaus; bem como o setor de translado de pacientes por via aérea - como no caso do jovem de pré-nome Alexandre que sofreu acidente automobilístico e foi atendido em extrema urgência.
O Governo Gerlando Lopes (PL) e João Roberto (PODEMOS) vem reequipando o Hospital Regional com colchonetes novos (veja imagem), melhorando sua estrutura física e o renovando o mobiliário. Dotou ainda as unidades de saúde do interior de melhor infraestrutura básica nessa área. Paralelamente às essas melhorias iniciais no setor municipal, a Prefeitura - com a mesma velocidade - vem realizando atendimento periódico nas comunidades ribeirinhas e indígenas do município de Lábrea.


Comentários: