TUDO AMAZÒNIA - Sua fonte de notícias na cidade de Cacoal-RO

Segunda-feira, 08 de Junho de 2026

Política

Rondônia pode ganhar novos municípios? Assembleia discute emancipação de distritos; entenda o que muda

O documento defende que a criação de novos municípios pode representar um avanço no atendimento direto às demandas locais

TUDO AMAZÔNIA
Por TUDO AMAZÔNIA
/ 19 acessos
Rondônia pode ganhar novos municípios? Assembleia discute emancipação de distritos; entenda o que muda
Extrema é um distrito de Rondônia que possui entre 2 mil e 6 mil habitantes - Foto: Divulgação/SEMPOG
IMPRIMIR
Espaço para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.

Com o avanço das discussões sobre a precariedade nos distritos de Rondônia, uma audiência pública foi marcada para o dia 16 de junho de 2025, no plenário da Assembleia Legislativa.

A proposta é discutir a possibilidade de emancipação de diversos distritos, transformando-os em municípios independentes.

A iniciativa foi aprovada por meio de requerimento oficializado em março junto à Mesa Diretora da Assembleia.

Publicidade

Leia Também:

O documento defende que a criação de novos municípios pode representar um avanço no atendimento direto às demandas locais.

Distritos esquecidos

A principal justificativa para a proposta é o abandono enfrentado por moradores de distritos, que, segundo o requerimento, vivem sob falta de infraestrutura básica, ausência de investimentos e distanciamento da gestão pública centralizada.

A emancipação dos distritos, segundo o texto, seria uma resposta à insatisfação crescente com a atual estrutura administrativa de Rondônia.

O debate promete reunir lideranças políticas, especialistas e a população dos distritos. O objetivo é criar um ambiente participativo que avalie desafios, impactos e caminhos possíveis para o processo de emancipação.

rondônia emancipação distritos

Vista Alegre do Abunã é um distrito que possui mais de 12 mil habitantes – Foto: TV Norte Rondônia

Processo de emancipação de um distrito

No Brasil, o processo de emancipação de distritos é regulado por legislação federal e estadual, como Rondônia, e costuma ser longo e complexo.

Ele começa com a realização de estudos de viabilidade técnica, econômica e social — esses estudos precisam comprovar que o novo município terá sustentabilidade financeira, estrutura básica de serviços e capacidade de autogestão.

Após os estudos, é necessário que a Assembleia Legislativa do estado aprove uma lei autorizando a realização de um plebiscito.

Nesse plebiscito, a população local deve votar para decidir se quer ou não a criação do novo município.

Se o resultado for favorável e a proposta for aprovada pela Assembleia, o novo município é criado por meio de uma lei estadual específica, que define seus limites e data de instalação.

Vale lembrar que, desde 1996, há uma moratória federal que limita a criação de novos municípios, o que torna o tema ainda mais polêmico.

Projetos de lei federais para regulamentar novamente as emancipações tramitam no Congresso Nacional, mas enfrentam resistências por questões fiscais e administrativas.

Assembleia aprova requerimento e convoca a população

O requerimento para realização da audiência foi aprovado pela maioria dos parlamentares, o que sinaliza uma abertura institucional para repensar o modelo de gestão territorial no estado.

A parlamentar responsável pelo pedido reforçou que a presença da população é fundamental para garantir legitimidade ao debate.

Segundo ela, a audiência poderá ser um marco decisivo para o futuro político-administrativo de várias comunidades rondonienses.

FONTE/CRÉDITOS: Mafê Santana PORTAL NORTE
Comentários:
TUDO AMAZÔNIA

Publicado por:

TUDO AMAZÔNIA

HENRIQUE FERRAZ

Saiba Mais

/Dê sua opinião

SE A ELEIÇÃO FOSSE HOJE EM QUEM VOCÊ VOTARIA PARA O SENADO

Nossas notícias no celular

Receba as notícias do TUDO AMAZÔNIA no seu app favorito de mensagens.

Telegram
Whatsapp
Entrar

Crie sua conta e confira as vantagens do Portal

Você pode ler matérias exclusivas, anunciar classificados e muito mais!