Os rondonienses sentirão o preço da energia elétrica aumentar neste mês de julho, após a bandeira amarela ser acionada em todo o país. O anúncio foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
As consequências da adoção da bandeira amarela, são:
- Tarifa aumenta R$ 1,88 a cada 100 kilowatt-hora (kWh).
- O consumo médio em uma casa brasileira na zona urbana é de aproximadamente 150 kWh a 200 kWh (sem ar-condicionado);
- Cobrança maior no valor da energia elétrica.
Segundo a Aneel, o principal fator que levou ao acionamento da bandeira amarela são as previsões de chuvas abaixo da média no segundo semestre (cerca de 50% menos que o normal). Além disso, as temperaturas acima da média no inverno aumentarão o uso de aparelhos para amenizar o ambiente.
Publicidade
FONTE/CRÉDITOS: G1 - RO

Comentários: