Eu fui o primeiro jornalista do estado a escrever um trecho da história do então empresário do ramo madeireiro e vice-prefeito de Costa Marques na 2ª gestão do então prefeito Hélio da Ceron do município de Costa Marques. Após o término de mandato José Eurípedes Clemente o (Lebrão) se lançou a deputado estadual. Foi eleito e se tornou uma grande liderança no eixo da BR 429 e parte da Zona da Mata.
Vídeo do Rondonotícias
Ainda me lembro do título da reportagem sobre o começo de vida do Lebrão ‘’De catador de Lixo em São Paulo a empresário de sucesso e deputado em Rondônia’’. Era uma história de trabalho, sofrimento e conquistas. Entretanto, Lebrão não ficou incólume as artimanhas do poder e acabou por sucumbir deixando-se levar por caminhos obscuros e inconfessáveis, e o que é pior arrastando junto a sua filha Lebrinha, que no decorrer da trajetória do pai se tornou prefeita de São Francisco por dois mandatos e hoje é deputada estadual.
Lebrão manchou primeiro a sua história de empresário bem sucedido, e foi condenado pela justiça de Rondônia por ter cometido inúmeros crimes ambientais, depois acabou por manchar a sua trajetória política, quando foi flagrado guardando dinheiro de propina em sacos de lixo.
Como a legislação brasileira protege os detentores do poder através da imunidade parlamentar, até hoje ele segue na impunidade, e o que é pior, depois de tudo ainda conquista um mandato de deputado federal comprovando que o eleitor rondoniense também é igual a uma grande maioria dos eleitores brasileiros que votam e elegem corruptos Brasil a fora.
Lebrão poderia ter resgatado um pouco de sua dignidade se assinasse o pedido de urgência para a PL da anistia, mas não o fez, ao invés de defender velinhas portadoras de bíblias nas mãos e mulher cuja arma é um batom, preferiu não assinar a PL da Anistia, sinalizando ao governo de Lula que está com ele pra o que der e vier, esperando que o governo do petista e seus pares o ajudem permanecer no mandato.
Triste fim de uma história que teve um começo muito bonito.
Comentários: